Comunidade Terapêutica
Comunidade Terapêutica

RECANTO BOM PASTOR - COMUNIDADE TERAPÊUTICA.


“Eu vim buscar e salvar o que estava perdido”. (Mateus 18, 11).

Para contar brevemente sobre como se iniciou a Comunidade Terapêutica é necessário recordar que a própria Comunidade Católica Emanuel nasceu com a preocupação de oferecer uma resposta a tantas famílias que sofriam e sofrem ainda hoje, com as drogas, com álcool e tantas outras dependências que afetam a vida humana. No primeiro acampamento realizado no Recanto Bom Pastor, o JOAM de 2004, nós nos deparamos com muitos jovens e adolescentes que após o acampamento resolveram pedir ajuda. O que fazer então com tantas pessoas que precisavam deste apoio para superar a dependência das drogas? Aquilo que nasceu para ser uma evangelização de jovens, de repente tornou-se uma Comunidade Terapêutica que acolhe tantas famílias que necessitam de amparo.

No início a alternativa que tínhamos era pedir vagas em casas de recuperação em outras localidades. Muitas vezes enviamos pessoas para Curitiba, Nova Londrina, Palotina. Mas era tudo muito complicado, pois nem sempre essas casas tinham vagas para nos disponibilizar. Além do mais, a família não tinha condições de levar seus filhos e acompanhá-los depois tão longe. Muitas vezes o próprio padre Adão se deslocava para Curitiba levando esses meninos para o tratamento. A situação estava ficando insustentável e fomos sentindo a necessidade de criar aqui uma casa que pudesse acolher e oferecer apoio àqueles que realmente queriam ajuda.

Os acampamentos continuavam acontecendo, a procura por ajuda também era cada vez maior. Estávamos negociando um sítio que pudéssemos adquirir e montar nossa estrutura para realizar os acampamentos e construir uma casa de recuperação. Os trabalhos foram sendo intensificados e não faltou a graça de Deus e a generosidade de tantas pessoas que “mexeram o doce”. Com muito sacrifício adquirirmos o sítio do Sumaré, hoje Recanto Dom Bosco, e ali inauguramos nossa primeira casa de recuperação. Esta casa foi construída pelos primeiros internos que, até então, residiam com o padre na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Ipê. Atualmente a Comunidade Terapêutica está no Recanto Bom Pastor em Tamboara.  

Para ingressar na Comunidade Terapêutica primeiramente é necessário ADMITIR e QUERER, pois não se trata de um hospital ou um manicômio onde há um internamento compulsório através de medicamentos, mas trata-se de uma Comunidade Terapêutica, onde o filho (interno) deverá aderir livremente ao processo terapêutico ofertado. Buscamos resgatar a dignidade da pessoa, o amor-próprio, promovendo perspectiva de vida e crescimento. Os valores da vida, da família, o amor a Deus, ao trabalho e aos estudos, o respeito ao próximo são princípios constantes que procuramos promover ao longo do tratamento, são novas oportunidades, um mundo novo que se abre a todo aquele que está disposto a construir uma nova história.

Os interessados em encaminhar algum membro da família ou amigo para tratamento contra as drogas, deve entrar em contato com a secretaria da Comunidade Católica Emanuel e obter informações pelos fones: (44) 3446 2947 ou (44) 99159 0204.

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (João 10,10). Esta missão de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser também a nossa. Como batizados católicos precisamos oferecer oportunidades. Como estas pessoas aproveitarão estas oportunidades, não sabemos, mas seja como for as oportunidades precisam ser dadas.

A Comunidade Católica Emanuel não cobra nenhuma taxa ou espécie de mensalidade pelo tratamento ofertado. A Comunidade sobrevive de doações espontâneas, promoções e com os Sócios Emanuel que são pessoas que contribuem com um valor mensal e ajudam a manter os trabalhos de nossa Comunidade, especialmente, a Comunidade Terapêutica. Por isso pedimos a sua contribuição, seja um Sócio e faça parte deste trabalho social e de evangelização.

 Torne-se um Sócio, clique aqui.

 
 
 
  • Vista Panorâmica
  • Capela
  • Sala de TV
  • Sala de Reunião
  • Sala de TV
  • Quarto
  • Refeitório
  • Cozinha
  • Cozinha
 
 
 
 

Copyright ©2020 Comunidade Emanuel. Todos os direitos reservados.